Monday, March 15, 2010

BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM--AS BEATITUDES--MATEUS 5:4

BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM
AS BEATITUDES
Por Pastor Arthur L. Davison
MATEUS 5:4


Mateus 5:4, “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.”

Introdução:



Este não é um choro como na perda de um amado ou amigo, mas antes, é um choro espiritual. Isto é uma lamentação sobre o que pecado fez e está fazendo em nossa vida e nas vidas de outros a nossa redor.



Pecado é uma praga e precisamos lavar a mancha que ele deixa com as lágrimas de arrependimento. Estamos falando sobre crentes que caíram no pecado e aparentemente não sabem o que fazer sobre ele. “Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo?” perguntou o Apóstolo Pedro em Atos 5:3. Satanás está sempre procurando oportunidade a estragar as vidas do povo de Deus e muitas vezes ele faz seu trabalho com muito êxito.



Isto dá oportunidade para um pouco de choro bíblico como é ensinado nesta passagem da Bíblia. Vamo-nos examinar o que Jesus significa quando Ele diz “chorar.”



I. LAMENTAR POR CAUSA DE PECADO



“Não pode ser conforto onde não há tristeza.” ---F. F. Bruce



A. O nosso pecado, Ezequiel 7:16, “E se escaparem alguns sobreviventes, estarão sobre os montes, como pombas dos vales, todos gemendo, cada um por causa da sua iniqüidade.”



1. A necessidade de confessar o nosso pecado diariamente, 1 João 1:9, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”



2. A necessidade de ter comunhão com o nosso Salvador regularmente.



a. Quebrar o jugo dos relacionamentos com descrentes, 2 Corintios 6:14, “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?” Efésios 5:11, “E não vos comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes, condenai-as;”



b. Aplicar o remédio da Palavra de Deus aos nossos problemas de pecado nos traz devolta à comunhão com o Senhor, 1 João 1:6-7, Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.”



B. A poluição do pecado causa o tipo de lamentação errada.



1. Lamentar porque não há benção em pecado não perdoado, Salmos 32:1, “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.”



2. Lamento que é enganoso. Saul parecia com um lamentador.



a. Ele foi, as vezes, entre os profetas, 1 Samuel 10:12, “Então um homem dali respondeu, e disse: Pois quem é o pai deles? Pelo que se tornou em provérbio: Está também Saul entre os profetas?”



b. Ele parecia entre os penitentes, 1 Samuel 15:24, “Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto transgredi a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos a sua voz.”



c. Saul não tinha vergonha verdadeira por sua desobediência, mas procurou honra, 1 Samuel 15:30, “Ao que disse Saul: Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel, e volta comigo, para que eu adore ao Senhor teu Deus.”



d. Esdras expressou vergonha verdadeira e arrependimento pelos pecados de Israel, Esdras 9:6, “E disse: Ó meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar o meu rosto a ti, meu Deus; porque as nossas iniqüidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até o céu.”



3. Lamentar que é forçado pelos julgamentos de Deus como no caso de Caim, não é lamentação bíblica, Gênesis 4:13, “Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.”



a. Sua punição preocupou mais do que seu pecado.



b. Lamentar por medo do inferno é como um ladrão que chora pela punição antes do crime.



c. “As lágrimas dos malvados são forçadas pelo fogo de aflição.” ---Thomas Watson



II. LAMENTAÇÃO BÍBLICA CERTA



A. Lamentação Bíblica é livre e espontânea como no caso de Maria Madalena, Lucas 7:37-38, “E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo; e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo.”



B. Lamentação Bíblica é espiritual.



1. Lamentamos mais por causa de pecado do que por sofrimento.



a. Davi clamou em Salmos 51:2-3, “Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.”



b. O filho pródigo, Lucas 15:18-19, “Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados.”



2. Pecado é um ato de hostilidade e inimizade contra Deus.



a. Pecado não somente nos faz dessemelhante, mas contrário a Deus, Levítico 26:40, “Então confessarão a sua iniqüidade, e a iniqüidade de seus pais, com as suas transgressões, com que transgrediram contra mim; igualmente confessarão que, por terem andado contrariamente para comigo.”



b. Pecado insulta e resiste o Espírito Santo, Atos 7:51, “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; como o fizeram os vossos pais, assim também vós.”



1) Pecado é contrário à natureza de Deus.



2) Pecado é contrário à vontade de Deus.



3) Pecado faz tudo que possa para ofender a Deus. A palavra Hebraica por “pecado” significa “rebelião.”



4) O pecado luta contra Deus, Atos 5:39, “Mas, se é de Deus, não podereis derrotá-los; para que não sejais, porventura, achados até combatendo contra Deus.”



3. Pecado é a ingratidão mais alta. Thomas Watson disse que é “um pontapé contra o peito de misericórdia. Deus enviou seu Filho para nos resgatar, Seu Espírito nos confortar. Pecamos contra o sangue de Cristo, a graça do Espírito e não devemos chorar?” Zacarias 13:6, “E se alguém lhe disser: Que feridas são essas entre as tuas mãos? Dirá ele: São as feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos.”



a. Ingratidão tinge indelevelmente escarlata os nossos pecados, Isaías 1:18, “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.”



b. Somente o sangue de Jesus Cristo é capaz de lavar aquele pecado, Salmos 103:12, “Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões.”



CONCLUSÃO



Lucas 6:21b diz, “Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.” Deus gostaria que todos os homens arrepender-se de seus pecados. Atos 17:30, “Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam;”



O crente deve estar chorando pelo seu pecado diariamente, confessando ao seu Senhor para que seja perdoado, 1 João 1:9, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

No comments:

Post a Comment