Monday, March 15, 2010

O ESTUDO DAS BEATITUDES--BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍITO

O ESTUDO DAS BEATITUDES
POR ARTHUR DAVISON
BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍITO
Mateus 5:1-3
Introdução:



Nós temos algo de um paradoxo aqui. Geralmente pobreza expele riqueza, mas aqui pobreza gera riqueza. Lamentação expeliria alegria, mas aqui lamentação gera alegria, “porque eles serão consolados.” v. 4. Perseguição normalmente expele felicidade, mas aqui ela faz um feliz: “Bem-aventurados os que são perseguidos.” Estes são paradoxos sagrados no sermão do nosso Salvador.



O mundo penas, “Bem-aventurados os que estão no pináculo;” mas Cristo pronunciou-os bem-aventurados os que estão no vale. Considera o que Jesus diz em versículo 3, “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.”



I. A SIGNIFICAÇÃO DE “POBRES DE ESPÍRITO.”



A. É distinguido de pobreza material. O Senhor não está se referindo àqueles que falta dos bens materiais deste mundo.



B. Não é aqueles que são pobre espiritualmente, Apocalipse 3:17, “Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;”



C. É distinguido daqueles que tem um pobre espirito. Esta gente tem um espirito avaro e baixo, Eclesiastes 6:2, “Um homem a quem Deus deu riquezas, bens e honra, de maneira que nada lhe falta de tudo quanto ele deseja, contudo Deus não lhe dá poder para daí comer, antes o estranho lho come; também isso é vaidade e grande mal.”



D. “Pobres de espírito” significa aqueles que tem visto sua pobreza espiritual e fugiram a Cristo por salvação, Lucas 18:13, “Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador!”



II PERGUNTS PROPOSTARAM SOBRE “POBRES DE ESPÍRITO.”

A. Por que Cristo começou com “pobres de espírito?”



1. Jesus estava estabelecendo a base de todas as outras graças que seguiram, 1 Corintios 3:11, “Porque ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.”



2. Até que o homem veja a si mesmo como ele realmente é, não pode lamentar sobre pecado na sua própria vida e na vida dos outros.



a. Por nossos próprios pecados, Ezequiel 7:16, “E se escaparem alguns sobreviventes, estarão sobre os montes, como pombas dos vales, todos gemendo, cada um por causa da sua iniqüidade.”



b. Pela poluição na vida do crente, Atos 5:3, “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?”



c. A cor do nosso pecado é evidente, Isaías 1:18, “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.”



B. Qual é a diferença entre pobre de espírito, humildade, e abnegação?



1. Humildade é tornar-se como uma criança perante o Senhor, Mateus 18:4, “Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.”



2. Abnegação é aprender por Cristo primeiro na sua vida acima qualquer outra pessoa ou coisa, Tito 2:11-12, “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente.”



III. PORQUE OS CRENTES DEVEM SER “POBRES DE ESPÍRITO”



A. Se estejamos auto-suficiente, não estamos digno de Cristo, Isaías 61;1, “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;” [Note: “contritos de coração” = os indignos]



B. Até que estamos “pobres de espírito,” Cristo jamais será precioso, Zacarias 3:4-5, “Então falando este, ordenou aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estes trajes sujos. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de trajes festivos. Também disse eu: Ponham-lhe sobre a cabeça uma mitra limpa. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça uma mitra limpa, e vestiram-no; e o anjo do Senhor estava ali de pe.”



1. Nós nos vemos como nós realmente somos – “como trapo da imundícia,” Isaías 64:6, “Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como o vento, nos arrebatam.”



2. Então Deus nos veste em roupa digna para seu serviço, Isaías 61:10, “Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como noivo que se adorna com uma grinalda, e como noiva que se enfeita com as suas jóias.”



IV. OS ATRIBUTOS DOS “POBRES DE ESPÍRITO”



A. Aquele que está pobre de espírito está desmamado de se mesmo.



1. O nosso ego nos causa muitos problemas, Romanos 8:13, “Porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.”



2. Nossa presunção fica no caminho do nosso serviço a Deus em uma maneira que agrada o Senhor, Lucas 14:11, “Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”



B. Aquele que é pobre de espírito é um admirador de Cristo, Efésios 3:19, “E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.”



C. Aquele que é pobre de espírito está sempre reclamando do seu estado espiritual, Isaías 6:5, “Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!”



D. Aquele que é pobre de espírito, é humilde de coração.



1. Ele se vê como indigno, Jó 42:6, “Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza.”



2. Ele se vê como um grande devedor, Romanos 1:14, “Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.”



3. Ele vê que sua força não está em si mesmo, mas no Senhor, Filipenses 4:13, “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”



E. Aquele que ë “pobre de espírito” está muito em oração.



1. Ele está sempre rogando ao Senhor para aumentar sua fé, Lucas 17:5, “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.”



2. Ele está sempre rogando esmola ao trono de Deus.



3. Ele suspira; ele chora perante o Senhor, Romanos 8:26, “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”



F. Aquele que é pobre de espírito se vê perdido sem Cristo.



1. Para ele Cristo é seu SENHOR tanto como seu SALVADOR, Filipenses 3:8, “Sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo.”



2. Ele pede pergunta ao Senhor como Saulo de Tarso na estrado à Damasco, Atos 9:6a, “E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça?”



Conclusão:

Quatro razões para ser pobre de espírito:



1. Esta pobreza é sua riqueza. Pobreza de espírito dá o direito a toda riqueza de Cristo.



2. Esta pobreza é sua nobreza. O Senhor olha àqueles “pobres de espírito” como pessoas de honra.



3. Pobreza de espírito aquieta a alma. Aqui os crente aprende descansar nas promessas de Deus como Filipenses 4:19, “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.”



4. Pobreza de espírito prepara o caminho da bem-aventurança, Mateus 5:3, “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.”

No comments:

Post a Comment