Monday, March 15, 2010

TODOS OS QUE TENDES SEDE, VINDE--ISAIAS 55:1-7

TODOS OS QUE TENDES SEDE, VINDE
Isaías 55:1-7
Introdução:
Esta admoestação foi dada bem mais de dois mil anos atrás e aínda o homen não está atendendo. O Senhor está oferecendo salvação do pecado e ninguem liga.
Ele oferece um acordo que é para sempre, mas ninguem liga. Os termos são simples e faceis para entender. Salvação não é do homem, mas sim, do Senhor e nos Seus termos.
I. TODOS OS QUE TENDES SEDE
A. Dilema da Mulher Samaritana, João 4-30.
1. Ela estava bebendo no poço errado, João 4:13, “Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede,”
2. Jesus ofereceu lhe a água da vida, João 4:14, “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.”
3. Ela não entendeu, mas estava interesada, João 4:15, “Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la.”
4. Sua necessidade foi muito grande, João 4:17-18, “A mulher respondeu e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido, 18 porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade.”
B. A mulher Samaritana toma da fonte da áqua de vida, João 4:25-26, “A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. 26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.”
II. COMPRA SEM DINHEIRO E SEM PREÇO
A. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? v. 2, “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.”
1. O homem apascenta-se de cinza porque ele foi enganado, Isaías 44:20, “Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não há uma mentira na minha mão direita?”
2. Ele está apascentando nas doutrinas dos homens, Mateus 15:9, “Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.”
3. Ele segue após doutrinas estanhas, Hebreus 13:9, “Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.”
a. Ele não está firme na Palavra de Deus 2 Timóteo 2:15, “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
b. O Apóstolo Paulo encourajou Timóteo ler a Palavra de Deus, 1 Timóteo 4:12-13, “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza. 13 Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.”
B. Por que trabalhar para aquilo que não pode satisfazer? v. 2.
1. Fazemos grande injustiça a nós mesmos por não escolher o Pão da Vida, João 6:35, “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.”
2. Fazemos injúria terrível a nós mesmo se recusar a convite do Senhor, João 6:51, “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.”
3. Nada mais dá satisfação, Eclesiastes 1:8, “Todas essas coisas se cansam tanto, que ninguém o pode declarar; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos de ouvir.”
4. Não trabalha para aquilo que perece, João 6:27, “Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou.”
III. ESCUTAR E VIVER
A. Incinai os ouvidos, v. 3.
1. Ouvi as palavras da vida, João 6:63, “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.”
2. Jesus é o Pão de Deus, João 6:33, Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.”
B. Vinde a Mim, Mateus 11:27-29, “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”
1. Deus revela o Filho, Lucas 10:22, “Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho, senão o Pai, nem quem é o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”
a. Filho de Deus nos dá descanso do peso do nosso pecado, Mateus 11:30, “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”
b. Ele dá vida àqueles que confia nEle, João 3:36, “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.”
2. O Filho revela o Pai, João 17:6-7, “Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. 7 Agora, já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti,”
a. O homem não pode conhecer o Pai até que ele conhece of Filho de Deus.
b. Então o Filho revela lhe o Pai, João 14:10, “Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.”
CONCLUSÃO
Os homens procuram as coisas que os dão pouca ou nenhuma satisfação na vida, ainda eles continuam a correr atrás delas. O Senhor oferece a solução da vida. A solução é Jesus Cristo. Confiando nEle como seu Salvador Deus nos dá vida eterna, assim satisfazendo a nossa alma.

No comments:

Post a Comment