Monday, March 15, 2010

A ALEGRIA E PAZ EM CRER EM JESUS--ROMANOS 15:1-14

A ALEGRIA E PAZ EM CRER EM JESUS
Romanos 15:1-14
Versículo chave: v. 13, “Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.”
Introdução:
O Apóstolo Paulo escreve em Romanos 14:17, “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Tantos crentes em Cristo não têm alegria e paz nas suas vidas. O Apóstolo nos lembra em versículo 12 do nosso texto que Deus quer que nós tenhamos estas coisas em nossa vida.
Considera o que as Escrituras dizem sobre a alegria da misericórdia e paz de Deus em crer.
I. A ALEGRIA DA MISERICÓRDIA DE DEUS
A. Éramos pecadores CULPADOS perante de Deus, Romanos 5:19, “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.”
B. Estavamos SEM CRISTO em nossa vida, Efésios 2:12, “Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.”
1. Isto significa que estavamos separados da vida de Deus, Efésios 4:18, “Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignoráncia que há neles, pela dureza do seu coração;”
2. Estavamos sem esperança por falta de fé em Cristo, Colossenses 1:27, “Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;”
3. Estavamos sem Deus, Romanos 1:28-32, “E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; 29- Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; 30- Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; 31- Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; 32- Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.”
C. Mas agora em Cristo chegamos perto, Efésios 2:13, “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.”
1. Anteriormente, éramos gentios descrentes, Efésios 2:11, “Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;”
2. Estavamos longe de Deus, Efésios 2:17, “E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;”
D. Agora em Cristo temos redenção pelo Seu Sangue, Efésios 1:7, “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,”
II. A PAZ DE DEUS EM CRER
A. “E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a Deus nos fez abundar na graça de Deus, 2 Corintios 9:8, graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;”
1. A vida tem significação agora, 2 Corintios 9:11, “Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.”
2. A vida tem propósito, 1 Corintios 15:58, “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”
a. Podemos ser firmes e imóvel na obra do Senhor, Salmo 62:2, 6, “Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado. 6-Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.”
b. Podemos abundar na obra de Deus,1 Tessalonicenses 3:12-13, “E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco; 13- Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.”
B. Estamos cheios da bondade de Deus, v. 14; Filipenses 1:11, “Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.”
1. O Senhor poda a nossa vida para que dermos mais fruto, João 15:2, 8, 16, “Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 8- Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. 16- Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”
2. Isto tráz glória e louvor ao Senhor, Efésios 1:12, 14, “Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; 14- O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.”
CONCLUSÃO:
Temos alegria e paz quando trazemos glória e louvor ao Senhor. O Salmista disse em Salmos 5:11, “Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.” E também em Salmo 16:11, “Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.”
Com aquela alegria vem esperança no Senhor, Salmo 30:5, “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”

No comments:

Post a Comment