Monday, March 15, 2010

A PARÁBOLA DO OLHO--João 13:12-17

A PARÁBOLA DO OLHO
João 13:12-17
Introdução:
Jesús fez algo aqui que os disípulos não entenderam no início. “Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.” João 13:7. Esta declaração foi dirigida a Pedro pois Pedro sempre reagiu sem pensar muitas vezes.
Jesus lhe mostrou o coração humilde do servo. Ele humilhou-se para lavar os pés dos disípulos começando com Pedro. Pedro não entendeu o propósito da lavagem pensando que o seu corpo enteiro presizou ser lavado. Aliás, o Senhor estava demonstrando um princípio e não estava estabelecendo uma ordinança.

I. JESÚS FICOU DE JOELHOS PERANTE OS DISCÍPULOS

A. Jesús está num nível mais alto do que nós.

1. Mestre, vindo de Deus, João 3:2, “Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.”

2. Senhor dos senhores, Apocalipse 17:14, “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.”

B. Mesmo assim, Jesus fez um serviço humilde para os Seus discípulos.

1. Uma humildade interior foi manifesto como aquela de um crente viúva, 1 Timóteo 5:9-10, “Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido; 10- tendo testemunho de boas obras, se criou os filhos, se exercitou hospitalidade,”

2. A lavagem dos pés foi um modelo, v. 15; Hebreus 8:5, “Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.”

3. Jesus estava comprindo uma necessidade do outros por abnegação, Romanos 12:1, “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”

C. Nenhum servo é maior que seu mestre, João 12:26, “Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.

1. A NÃO SEGUIR o examplo de Cristo é exaltar-se a se mesmo acima dEle, Proverbios 29:23, “O homem irascível levanta contendas; e o furioso multiplica as transgressões.”

2. O examplo de Cristo foi ministrar aos outros, Mateus 20:28, !Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”

a. Para servir ao Senhor deve se tornar um servo a todos, Marcos 9:35, “E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.”

b. O Senhor dá maior graça aos humildes, Tiago 4:6, “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”

c. Antes de honra é humildade, Proverbios 18:12, “O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade.”

3. Senhor sempre procurou ajudar outros, 1 Corintios 10:24, “Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.”

4. Deus toma nota daqueles que ministram aos santos, Hebreus 6:10, “Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.”

II. NÓS DEVEMOS SEGUIR SEU EXAMPLO

A. Por causa de Seu amor por nós, João 13:1, “Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.”

B. Por causa do nosso amor por Ele, 1 João 4:19, “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.

1. O nosso amor é basiado no perdão dos nossos pecados, Lucas 7:47, “Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.”

2. O amor de Cristo é basiado na Sua natureza, 2 Corintios 5:14-15, “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.”

C. Portanto, humilhar-se perante o Senhor, Tiago 4:10, “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.!

CONCLUSÃO:

Lavagem dos pés não é uma ordenança, mas devemos ser disposto a fazer qualcare serviço ao Senhor com honra. Até estmos dispostos a se humilhar a nós mesmos diante do Senhor jamais seremos bons servos.

No comments:

Post a Comment