Monday, March 15, 2010

A SEGUNDA MORTE--APOCALIPSE 20:13-14

A SEGUNDA MORTE
APOCALIPSE 20:13-14
Versículo chave: v. 13, “E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo: esta é a segunda morte.”

Introdução:
I. A MORTE, O QUE É?
A. Morte é a cessação de vida no corpo humano.
1. Deus colocou o fôlego no homem, Gênesis 2:7, “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”
2. O homem desobedeceu a Deus e sofreu as consequências.
a. O aviso de Deus, Gênesis 2:17, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
b. O engano, Genesis 3:6, E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
c. O pecado e a morte, Romanos 5:12, “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”
B. O castigo máximo, a pena da morte, Romanos 6:23, “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”
1. Adão e Eva se tornaram servos ao pecado, Romanos 6:16, “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?”
2. Mas a Graça de Deus superabundou para salvar você da morte, Romanos 5:18-29, “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. 19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos. 20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;”

II. INFERNO, EXISTE OU NÃO?
A. O que é o Inferno?
1. Um lugar preparado para Satanás, Mateus 25:41, “Então dirá também aso que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”
2. É também um lugar preparad para aqueles que não aceitam Jesus como Salvador, João 3:36, “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.”
B. O Inferno realmente existe??? SIM!!! Lucas 16:22-25, “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.”
1. É um lugar de tormento, v. 23.
2. É um lugar de chamas, sem água, v. 24.
3. É um lugar onde os pecadores podem ver os santos de Deus no paraíso de Deus, acrescentando a agonia da sua descrença, vs. 23, 25.
C. Quem não nasce duas vezes sofre a segunda morte no inferno, João 3:3, 5-6, Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.”
III. A SEGUNDA MORTE
APOCALIPSE 20:14, “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo: esta é a segunda morte.”
A. Quem vai sofre esta segunda morte? Apocalipse 20:15, “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”
B. Veja os exemplos na Palavra de Deus, 2 Pedro 2:4-8.
1. Deus não perdoou os anjos que pecaram, v. 4, “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;”
2. O mundo na época de Noé e o dilúvio, v. 5, “e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;”
3. As cidades de Sodoma e Gomorra --Somente os crentes foram salvos, Judas 6-7, “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; 7 Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.”
C. Para aqueles que receberam Jesus como Salvador, Ele deu poder para se tornar filhos de Deus, João 1:12, “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;”
Conclusão:
João 5:24, “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Estes tem seu nome escritos no livro da vida. Será que seu nome está lá? Apocalipse 20:15, “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”
Há três coisas nestes versículos que gostaria notar. 1) a palavra “MORTE” e 2) a palavra “INFERNO” e 3) a frase “A SEGUNDA MORTE.” Nós vamos examinar estas três palavras e frases hoje e quando eu termino, espero que vocês vão entender o perigo que existe para aqueles que não tem Cristo como Salvador.

No comments:

Post a Comment