Monday, March 15, 2010

PODE O SENHOR FORNECER UMA MESA NO DESERTO?--SALMO 78:14-42

PODE O SENHOR FORNECER UMA MESA NO DESERTO?
SALMO 78:14-42
Introdução:
O Senhor fez coisas maravilhosas para Israel quando Ele os tirou do Egito. Israel viu o Senhor trazer dez pragas sobre Faraó e seu povo por causa da dureza do coração de Faraó.

Agora Israel entrou na viagem para a terra prometida, mas onde estava a sua fé? Quando as coisas ficaram dificeis o povo culpou Moisés e Aarão. Então o Deus do Céu forneceu a mesa no deserto.

I. ELE TIROU ÁGUA DA ROCHA

A. A Necessidade de Água, Exodo 17:2-3, “Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR? 3- Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?”

1. Os Israelitas foram queixosos, Exodo 16:3, “E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.”

2. Não tinham fé que Deus supreriria suas necessidades, Filipenses 4:19, “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.”

3. Eles aprenderam aquilo que é realmente necessario para sobreviver, Deuteronômio 8:3, “E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.”

B. A Água da Vida, Exodo 17:5-6, “Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. 6- Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.”

1. Aquela Rocha foi Cristo, 1 Corintios 10:4, “E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.”

2. Deus deu água da rocha; será que Ele possa dar pão também? Salmo 78:15, 20, “Fendeu as penhas no deserto; e deu-lhes de beber como de grandes abismos. 20- Eis que feriu a penha, e águas correram dela: rebentaram ribeiros em abundáncia. Poderá também dar-nos pão, ou preparar carne para o seu povo?”

II. COMIDA DOS ANJOS

A. Maná dos Céus, Exodo 16:15, “E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o SENHOR vos deu para comer.”

1. Israel continuou queixar sem fé até que Deus os deu pão, Deuteronômio 8:16, “Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem;”

2. Ainda eles não confiou no Senhor, Neemias 9:16, “Porém eles e nossos pais se houveram soberbamente, e endureceram a sua cerviz, e não deram ouvidos aos teus mandamentos.”

B. Pão verdadeiro do Céu, João 6:32, “Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.”

1. O maná do Velho Testamento APONTOU ao PÃO VERDADEIRO, João 6:33, “Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.”

2. O PÃO VERDADEIRO é Jesus Cristo que desceu do Céu, João 6:48-50, “Eu sou o pão da vida. 49- Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. 50- Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.”

III. CODORNIZES PARA JANTAR
A. Deus os deu Codornizes para suprir sua necessidade de carne, Exodo 16:12-13, “Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel. Fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus. 13 E aconteceu que à tarde subiram codornizes, e cobriram o arraial; e pela manhã jazia o orvalho ao redor do arraial.”

B. Corpo e Sangue do Salvador, João 6:54, “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.”

1. O pecador tem que identificar com a sua oferta de pecado, Levítico 4:23-24, “Ou se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará pela sua oferta um bode tirado das cabras, macho sem defeito; 24- E porá a sua mão sobre a cabeça do bode, e o degolará no lugar onde se degola o holocausto, perante a face do SENHOR; expiação do pecado é.”

2. Jesus disse que tem que comer sua carne, querdizer, identificar com Ele como teu Salvador, Romanos 10:11, “Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.”
IV. JESUS DIZ “VINDE, COMEI”

João 21:12, “Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.”
A. Venha, come a carne de Cristo e toma Seu sangue, João 6:53, “Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.”
B. Venha tomar o Pão da Vida, João 6:35, “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.”
C. Venha beber da Água da Vida, João 7:37-38, “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pós-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. 38-Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.”
CONCLUSÃO:

O Senhor tem fornecido Sua mesa com o Pão da vida. Muitos dos judeus recusaram o que Deus ofereceu lhes no deserto e morreram sem esperança lá. Será que você sairá daqui recusando o que Deus tem providenciado para salvar sua alma deste deserto de pecado em que você vive todos os dias?
Jesus oferece você vida hoje. Não rejeita sua oferta!

No comments:

Post a Comment