Monday, March 15, 2010

SENHOR, SALVA-NOS--SALMO 12:1-8

SENHOR, SALVA-NOS
SALMO 12:1-8
Introdução:

Isto é um apelo para salvação, Mateus 8:25, “E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos.” O homem está perecendo perante nossos próprios olhos e nós ficamos assitindo. Aqui o salmista descreve o delema do homem e parece como estes versículos foram escritos em nosso dia.

I. OS HOMENS BENIGNOS ESTÃO DESAPARECENDO

A. A Terra enterira é corrupta, Genesis 6:12, “E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.”
B. A cidade se fez prostituta, Isaias 1:21-22, “¶ Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas. 22 A tua prata tornou-se em escórias, o teu vinho se misturou com água.”

1. Ela estava cheia de retidão, v. 21; Isaias 48:2, “E até da santa cidade tomam o nome e se firmam sobre o Deus de Israel; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome.”
2. A justiça habitava nela, mas agora homicida, Lucas 13:34, Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?

a. Violencia está em toda parte, Jeremias 6:7, “Como a fonte produz as suas águas, assim ela produz a sua malícia; violência e estrago se ouvem nela; enfermidade e feridas há diante de mim continuamente.”
b. Nada foi puro, Oséias 6:4, “Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa benignidade é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.”

c. O Governor de Judã foi corrupto como muitos hoje, Isaías 1:23, “Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás das recompensas; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva.”
II. OS FIÉIS ESTÃO FALHANDO

Provérbios 20:6, “A multidão dos homens apregoa a sua própria bondade, porém o homem fidedigno quem o achará?”

A. Eles falam com falsidade ao seu próximo, Salmo 12:2, “Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.” Salmo 38:3-4, “Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado. 4 Pois já as minhas iniqüidades sobrepassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças.”
B. Eles falam com lábios lisonjeiros, Salmo 5:9, “Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.”

C. Eles falam com um coração dobrado, Tiago 1:8, “O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.”
III. QUEM É SENHOR SOBRE NÓS?

Exodo 5:2, “Mas Faraó disse: Quem é o SENHOR, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir Israel.”
A. Eles não conhecem o Senhor, Jó 21:14-15, “E, todavia, dizem a Deus: Retira-te de nós; porque não desejamos ter conhecimento dos teus caminhos. 15 Quem é o Todo-Poderoso, para que nós o sirvamos? E que nos aproveitará que lhe façamos orações?”
1. Eles não querem reconhecer Deus, Romanos 1:28, “E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;”

2. Eles não vinham a Deus para que eles se salvam, João 5:40-42, “E não quereis vir a mim para terdes vida. 41 Eu não recebo glória dos homens; 42 Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.
B. Para o homem não é proveitoso conhecer Deus, Jó 34:9, “Porque disse: De nada aproveita ao homem o comprazer-se em Deus.”

1. Isto é a atitude de um tolo, Proverbios 1:7, 22, 29, “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. 22 Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? 29 Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR:”
2. Muitos consideram servir ao Senhor coisa inútil, Malaquias 3:14, “Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?”

IV. AGORA, POIS, ME LEVANTAREI, DIS O “SENHOR

1. Agora Serei Exaltado, Isaías 33:10, Agora, pois, me levantarei, diz o SENHOR; agora me erguerei. Agora serei exaltado.” Quando o Crente cai o Senhor o levantará, Miquéias 7:8, “O inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o SENHOR será a minha luz.”

2. Quando o Crente se senta na escuridão, o Senhor será uma luz para ele, Salmo 112:4, “Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo.”
B. Espera até o Dia do Senhor, Sofanias 3:8, “Portanto esperai-me, diz o SENHOR, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu decreto é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo.”

1. Seja paciente, irmãos, Tiago 5:7, Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e seródia.
2. Seu Amor pelo povo dEle será manifesto, Canticos de Solomão, 8:6a, “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte,”

3. O amor dEle segura o crente, Salmo 91:14-16, “Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pó-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. 15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. 16 Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.”
CONCLUSÃO

Senhor, Salve-nos! foi o apelo do Salmista. Em realidade Deus é o Único que pode ajudar o homem. Ele convida o homem, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28.

No comments:

Post a Comment