Monday, March 15, 2010

PECADO--ROMANOS 3:9-23

PECADO
ROMANOS 3:9-23
Introdução:

Pecado é o maior problema da nossa vida. Lidamos com ele cada dia da nossa vida. A palavra “pecado” aparece 448 vezes na Bíblia; “pecados” 172 vezes; “trangressões” 48 vezes; “ofensas” 85 vezes.

As Escrituras nos dizem em Romanos 6:23 que o pagamento pelo pecado é a morte. “Porque o salário do pecado é a morte.” Mas Deus não parou lá, mas acrescenta, “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Então há esperança ainda. Vamos examinar a Bíblia sobre pecado.

I. PECADO PERSOAL



A. Pecado de Cometimento, (fazer algo proibido), v. 23.

1. Todo o mundo é culpado disto, Romanos 3:9, 19, “Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.”

2. Somos todos culpados da mesma coisa, Romanos 2:1, “Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.”

B. Pecado de Omissão (faltar a fazer o que é exigido), Tiago 4:17, “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.”

1. O servo que sabe a vontado do seu mestre, Lucas 12:47, “E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;”

2. O servo que não sabia a vontade do seu mestre, Lucas 12:48, “Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.”

II. COMO PECADO É PINTADO NA BÍBLIA



A. Não Atingir o Alvo da Gloria de Deus, Romanos 3:23, “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”

1. A palavra “destituidos” quer dizer, “faltar em alcançar o alvo,” Isaias 53:6, “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.”

2. Somos chamados à gloria de Deus, 2 Tessalonicenses 2:14, “Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.”

B. Nós andávamos desgarrados como ovelhas, Isaias 53:6, “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.”

1. Nós andamos fora do caminho, Romanos 3:12, “Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.”

2. Somos como ovelhas desgarradas, 1 Pedro 2:25, “Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.”

C. Transgredir ou ultrapassar o limite, Salmo 51:1, “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.”

1. Transgredir a Lei é rebeldia, Salmo 5:10, “Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.”

2. Pecados que precisam ser confessados ao Senhor, Salmo 32:5, “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.”

D. Pecado é pintado como transgressão (exercitar sua própria vontade contra a autoridade de Deus), Efésios 2:1, “vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,”

1. Separado da vida de Deus, Efésios 4:18, “Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignoráncia que há neles, pela dureza do seu coração;

2. Espiritualmente mortos em transgressões, Efésios 5:14, ! Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.”

III. PECADO TRÁS RESULTADOS HORRÍVEIS



A. Pecado trás morte fisica, Romanos 5:12, “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”

B. Depois a morte pecado trás o juízo perante de Deus, Hebreus 9:27, “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,”

1. Isto é para aqueles que não confiam em Cristo, Romanos 2:5-6, “Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; 6- O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:”

2. Para aqueles cujos nome não estão escritos no livro da vida, Apocalipse 21:27, “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.”

3. Isto é a Segunda Morte, Apocalipse 20:13-15, “E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14- E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15- E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”

CONCLUSÃO:



Lembra-se a segunda parte de Romanos 6:23, “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Cristo morreu na cruz para salvar você do inferno. Só precisa confiar nEle como seu Salvador.

No comments:

Post a Comment