Monday, March 15, 2010

TODAS AS COISAS SÃO PURAS PARA OS PUROS---TITO 1:7-16

TODAS AS COISAS SÃO PURAS PARA OS PUROS
TITO 1:7-16
Introdução:

As vezes nós os crentes, acustoma ver as coisas através óculos coloridos. Isto é, não queremos ver as coisas como elas realmente são. O Apóstolo Paulo causou Tito lembrar as condições do povo a quem ele foi inviado. Foi a de descrença.

Tito tinha muito trabalho em frente. Ele estava lidando com crentes que precisaram ser ensinado e com descrentes que foram hostil à verdade da Palavra de Deus. Hoje estamos numa situação simelhante.

I. CRENTE TEM QUE TER UM PERSPECTIVO POSITIVO



A. O crente aceita a Palavra de Deus como sua guia na vida, Salmos 33:4, “Porque a palavra do SENHOR é reta, e todas as suas obras são fiéis.”

1. A Palavra de Deus é o padrão pelo qual crente verdadeiro vive, Salmo 119:9, “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.”

2. A Palavra de Deus é aquilo que guia o crente de dia a dia, Salmo 119:105, “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.”

a. Seu passos são ordenados pela Palavra de Deus, Salmo 119:133, “Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniqüidade alguma.”

b. O crente medita na Palavra de Deus, Salmo 119:148, “Os meus olhos anteciparam-me às vigílias da noite, para meditar na tua palavra.”

B. Isto é o que Deus exije de todos os homens, Salmo 15:1-3, “SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? 2 Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração; 3 aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo;”

1. Um que é irrepreensível pela fé em Cristo, Efésios 1:4, “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,”

2. Um que tem confiado em Jesus Crsito, Efésios 1:12-13, “Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo; 13 em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;”

II. DESCRENTE TEM UM PERSPECTIVO NEGATIVO



A. Descrente é contaminado na sua mente, Marcos 7:15, “Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele, isso é que contamina o homem.”

1. O problema com estes “doutores falsos” foi de dentro deles, Marcos 7:21-23, “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22 os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.”

2. Nada contamina um homem de fora mesmo que ele pensa assim, Marcos 7:2, “E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.”

B. Descrente acredita que todos os homens são como ele mesmo, Jeremias 17:9, “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”

1. Ele é contaminado na consciência, 1 Corintios 8:7, “Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada.”

2. Ele confessa a conhecer a Deus, 1 João 2:4, “Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.”

3. Suas obras negam que ele conhece Deus, Tiago 2:18, “Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”

a. Elas são abomináveis, Jó 15:16, “Quanto mais abominável e corrupto é o homem, que bebe a iniqüidade como a água?”

b. O Descrente é desobedient a Deus, Tito 1:10, “Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,”

c. Ele é disqualificado, isto é, rejeitado, Jeremias 6:30, “Prata rejeitada lhes chamarão, porque o SENHOR os rejeitou.”

1) de Deus, Romanos 1:28, “E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém;”

2) Eles resistiram a verdade, 2 Timóteo 3:8, “E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.”

CONCLUSÃO



Paulo conclui este capítulo dizendo em versículo 16, “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra.” Esta gente foram perdidas que confessaram conhecer Deus em cujas vidas não tinha evidência. Eles precisaram conhecer Jesus em salvação.

No comments:

Post a Comment